Vinicius de Almeida Martins's profile

Quando o egoísmo é necessário e saudável

QUANDO O EGOÍSMO É NECESSÁRIO E SAUDÁVEL
A humanidade não anda bem, e já faz tempo. Eu tenho visto um fenômeno acontecer, e se tornar cada vez mais e mais comum: a ansiedade. Na verdade, ela se tornou uma pandemia, uma epidemia, praticamente uma praga nojenta que com seus tentáculos tenta nos agarrar e sufocar. Sempre houve ansiedade, mas talvez ela nunca tenha estado tão ativa e detectável ao nosso redor.
Basta o elevador atrasar um pouco que ficamos ansiosos, irritadiços, e um palavrão já nos escapa boca afora. Aquela amiga que marcou com você e já está meia hora atrasada te irrita profundamente.
Ansiedade com as contas a pagar, com a apresentação do TCC na faculdade, inquietação com o namorado(a) que não te liga, angústia com as incertezas da vida, com o futuro, com o dia de amanhã. Sabe aquele aperto que te enche o peito e você não sabe de onde veio e nem o que fazer com ele? 
Há casos em que a coisa atinge um ponto tão grave onde a pessoa tem crises terríveis de ansiedade, precisando de apoio médico. 
Bem, eu queria, e como queria te dar uma solução mágica para isto. Não tenho, ninguém tem. Também nunca tive uma crise grave de ansiedade, não passei por isto na minha própria pele, não vou mentir dizendo que sei o que você que sofre de ansiedade deva fazer.
É difícil falar de algo que não vivi, mas penso que há algo que se aplica a toda e qualquer dificuldade da vida, e isto se aplica à ansiedade: Seja você a tua prioridade. 
Não estou dizendo que quem é ansioso é porque pensa mais nos outros do que em si mesmo. Mas acredito que se você sofre com a ansiedade, deve cuidar de si mesmo ainda com mais e mais carinho.
Se mime, diga não ao que te faz mal, a quem não te valoriza, a quem te explora. Faça mais das coisas que te fazem feliz, seja lá o que for: atividade física, dançar, ler, sair para festas, ficar à toa, dormir, cantar.... enfim, tanto faz o que seja, desde que isto te faça feliz, faça mais disto.
Digo e repito, se mime, se paparique bastante. Não tenha medo de dizer não para quem quer que seja, não diga sim só para agradar os outros.
Penso que eu agiria assim se sofresse de um nível alto de ansiedade, eu seria irredutível em me afastar por completo de pessoas ou situações que me fizessem mal. As vezes a gente dá muitas segundas, terceiras e décimas chances para gente que no fundo não vale a pena, e isto só drena nossa energia.  Não fique com dozinha de quem não tem dó de você.
Eu iria grudar em coisas boas, em gente pra cima que me faz bem e teria uma overdose boa de coisas alegres. Também cuidaria mais e mais da minha maneira de pensar. Eu prestaria mais atenção aos meus pensamentos, pois eles afetam meus sentimentos, que afetam a química do meu corpo e do meu cérebro, bagunçando a minha vibração.
Seja egoísta, no bom sentido. Seja você a tua prioridade. E não se envergonhe disto. Afinal, se você estiver mal não fará bem a ninguém, nem a si, nem aos outros.
Eu torço muito por você, e acho que você deveria fazer o mesmo. Acho que assim a gente tem mais chance de vencer a ansiedade, e muitos outros males da vida moderna.
Se apaixone por si mesmo, por cuidar de si. As vezes o abraço que mais te falta é o teu próprio.

Quando o egoísmo é necessário e saudável
Published:

Quando o egoísmo é necessário e saudável

Published:

Creative Fields